Manual do Combate
 
 

MANUAL DO COMBATE



Passo 1: Para encontrar um alvo, você poderá utilizar a ferramenta Procura de Alvos, inserindo um ou mais requisitos como a quantidade de meteoros, pontuação, etc.



Utilize a ferramenta Procura de Alvos para encontrar os melhores alvos para você.


Passo 2: Agora que você já encontrou o seu alvo, você poderá obter maiores informações sobre ele através das análises disponíveis: análise de planetas, análise de unidades, análise de SDP, análise de notícias e análise militar. Para saber mais sobre cada tipo de ondas, veja o item 14 do Manual do Menu Principal.

Passo 3: Até o momento você já encontrou o seu alvo e já obteve algumas informações a respeito do mesmo. Agora você precisa ter uma noção de que naves enviar no seu ataque. Para isso você poderá utilizar as seguintes ferramentas:

Simulador de combate: com esta ferramenta você poderá ter uma estimativa de como o combate ocorrerá, colocando suas naves e as informações do seu alvo obtidas através das ondas (planetas, unidades, etc.)



Cole o resultado de uma onda do seu inimigo e adicione os dados à defesa (caso seja seu alvo) ou ao ataque (caso seja de alguém atacando o seu planeta).




No caso de ondas militares, não se esqueça de selecionar qual(s) frota(s) deseja adicionar na calculadora.




Com os resultados das ondas já adicionados na calculadora, insira as naves que você deseja enviar.




No final da calculadora, você poderá escolher o número de ticks que deseja calcular.




A calculadora libera um Log de Combate exatamente como se fosse no próprio jogo.




Veja quantas naves você perdeu, quantos meteoros e recursos conseguiu roubar ao final dos ticks que você selecionou.


Matrix de Combate: Através desta matriz, você saberá quantas naves são necessárias para destruir uma determinada nave.



Números roxos indicam que é necessária uma quantidade maior que 1 unidade para destruir a nave inimiga.




Números vermelhos indicam que 1 unidade destrói mais que 1 nave inimiga.


Tabela de Unidades: nesta tabela você encontrará todas as características de todas as naves do jogo.



Obtenha informações a respeito de todas as naves do jogo.


Passo 4: Com as suas naves já definidas para o envio, você deve lançá-las através da página Frotas.

- Coloque as naves desejadas em uma frota. Poderá fazer isso clicando nos botões » e « para mover a quantidade total.
- Se quiser selecionar uma quantidade inferior a total, deverá fazer isso através do quadro “Transferir”.
- Selecione a ordem (ataque ou defesa) e a quantidade de ticks que você deseja que suas naves permaneçam no alvo (máximo de 3 ticks para ataque e máximo de 6 ticks para defesa).
- Insira as coordenadas do seu alvo na coluna “Destino”.
- Clique em “Executar Ordens” para que suas naves partam em direção ao alvo.



Coordene suas naves, nos ataques e defesas, através da página Frotas.


Passo 5: Depois de ter lançado suas frotas e aguardado o tempo até elas chegarem no alvo, está na hora de ver como o combate realmente ocorreu. Veremos os resultados através da página Combate:

Quadro comparativo: este quadro exibe todas as unidades envolvidas no combate (naves, canhões de SDP, recursos e meteoros do alvo) e mostra quantas naves foram destruídas, quantos meteoros foram roubados, etc.



Através desta tabela você pode ver como ocorreu o combate.


Log de combate: aqui você obterá dados mais específicos sobre o combate, como qual nave atirou em qual, qual foi a porcentagem do CAP, etc.



Através do Log de Combate, você terá mais informações detalhadas, como por exemplo de quanto foi o CAP.


Pergunta: Naves que estejam na frota Base, defenderão ou meu planeta?
Resposta: Sim. Independente se suas naves estiverem na Base, Frota 1, 2 ou 3, elas defenderão automaticamente o seu planeta, sem que seja necessária qualquer ordem. Suas naves apenas não o defenderão quando estiverem em deslocamento.

Pergunta: Para que serve o Portal do Quadrante?
Resposta: O Portal do Quadrante serve para reduzir o TAD entre dois quadrantes distintos.
Caso os dois quadrantes estejam em pontos distintos do universo, as naves, ao invés de viajarem com “Tempo Universo”, viajarão com “Tempo Setor”.
Caso os dois quadrantes estejam no mesmo setor, as naves, ao invés de viajarem com “Tempo Setor”, viajarão com “Tempo Quadrante”.

Pergunta: Como construir e ativar o Portal do Quadrante?
Resposta: O Portal custa 2 milhões de metal, 2 milhões de cristal e 6 milhões de eônio. Quando este recurso estiver disponível no Fundo do Quadrante, o Ministro do Desenvolvimento poderá solicitar a construção do Portal, que levará 24 ticks para ficar pronto. Após esse período, o Ministro da Guerra poderá solicitar a abertura do portal em direção a outro quadrante, que custa mais 1 milhão de eônio e leva 3 ticks para ser ativado. O portal fica ativo por 20 ticks e são necessários 24 ticks para ser aberto novamente.
OBS: A redução do TAD torna-se benefício também do quadrante alvo.
OBS: Cada quadrante só pode abrir um portal e/ou receber um portal por vez.

Pergunta: Como posso saber quando um Portal está sendo aberto contra o meu quadrante?
Resposta: Durante a construção do Portal, nenhum aviso é dado. Entretanto, quando ele já estiver aberto, o ícone de Portal estará ativo na barra de ícones do Meteorus.

Pergunta: O que é range e bash?
Resposta: Estas duas palavras em inglês foram herdadas pela comunidade de jogadores, quando o Meteorus foi criado. No Meteorus, para evitar que existam combates extremamente desiguais, há um limite para que um planeta ataque o outro: não é possível atacar nenhum planeta que tenha menos que 35% da sua pontuação. Esse limite é o bash. O range é o intervalo de pontuação de planetas que podem ser seus alvos de ataque; exemplo: um planeta que tenha 1 milhão de pontos, tem um range de 350 mil pontos (35%).

Pergunta: Estou sendo atacado por um planeta, mas tenho menos que 30% da pontuação dele.
Resposta: A cada mudança de tick a pontuação dos planetas é atualizada, permitindo que a pontuação do seu atacante aumente (ou a sua diminua) após o lançamento do ataque. Mudanças na pontuação dos planetas após o lançamento de ataques não impedem que um combate ocorra.

Pergunta: Onde posso ver as características de cada nave?
Resposta: Todas as características de todas as naves do jogo estão disponíveis na Tabela de Unidades. Nesta tabela você terá acesso a dados importantes como a Iniciativa (naves com menor iniciativa atiram primeiro), Alvos (é importante saber os alvos e a ordem dos alvos), etc. Também é possível, através da Matrix de Combate, ver a quantidade necessária de uma determinada nave para destruir uma outra nave. Tanto a Tabela de Unidades quanto a Matrix de Combate, podem ser acessadas através do menu flutuante Ferramentas.
OBS: Há uma legenda para todas as siglas da Tabela de Unidade, ao final da mesma.

Pergunta: Para que servem as naves Coletoras e Extratoras?
Resposta: O principal objetivo de todo ataque é colher os Espólios de Combate, que nada mais são do que os meteoros e/ou recursos do seu alvo; para isso servem as coletoras (roubam os meteoros do seu alvo) e as Extratoras (roubam os recursos do seu alvo).

Pergunta: Coletoras ou Extratoras têm alguma função no meu planeta?
Resposta: Não. Coletoras e Extratoras só ficam ativas quando partem em direção a outros planetas com ordem de ataque. Coletoras ou Extratoras que partem com ordem de defesa não executarão qualquer tarefa quando chegarem no alvo.

Pergunta: Quais são as habilidades de cada raça?
Resposta: Cada uma das cinco raças possui características e uma habilidade específica, conforme abaixo:

Xantii: a raça guerreira possui naves com alto poder de destruição, mas perdem em fuselagem. A habilidade racial dos Xantii é a invisibilidade de suas naves, sendo impossível identificar as naves Xantii com as ondas mais simples.
Tantra: ao contrário dos Xantii, os Tantra é uma raça defensiva que prima pela fuselagem de suas naves. Além de defensivos, os Tantra são pacíficos e por isso possuem a tecnologia NEM, que, ao invés de destruir as naves inimigas, as paralisa, impedindo que executem qualquer ação naquele tick.
Humanos: esta é a raça que está entre os Tantra e os Xantii, buscando equilíbrio entre poder de fogo e fuselagem das naves.
Simbion: a raça pirata possui a habilidade de assimilar as naves inimigas.
Infesta: a raça inseto consegue se disfarçar de outras raças, confundindo seus atacantes no momendo do lançamento de ondas.

Pergunta: O que CAP e como maximizá-lo?
Resposta: CAP é a porcentagem de caputra de meteoros/recursos em um combate. O máximo que o CAP pode checar é 15% ou seja, a cada tick, você conseguirá roubar, no máximo, 15% dos meteoros e recursos do seu alvo. O CAP é o resultado de um cálculo entre o score gerado pelas naves do atacante e o patrimônio do defensor. Quanto maior a diferença entre este dois valores, ou seja, quanto mais naves o atacante enviar, menor será o CAP. Para simular o CAP, é recomendável que utilize o |Simulador de Combate.

Pergunta: Simulei um combate onde o resultado mostrava que, se eu tirasse as minhas naves da base, o CAP seria de 0% ou próximo a isso. Na hora do combate o CAP foi bem maior. O Simulador está errado?
Resposta: Não! O CAP contabiliza todas as suas naves, independente se elas estão na base ou não. Porém, ao não informar as suas naves, a calculadora formulará um “score do defensor” bem inferior ao real, fazendo assim, com que o CAP seja baixo. Para saber qual será o CAP do seu combate, é necessário que todas as suas naves sejam informadas, mesmo que o resultado seja a completa destruição de suas frotas. Simule apenas 1 tick para ter o resultado. Independente se você retirar as naves da sua base, o CAP será o mesmo.

<--- Voltar